Textos

  • Data: 5/04/2010
  • Título: Ser Conscientemente Livre
  • Autor(a): Erica Brandt, psicóloga e terapeuta
  • "O refúgio mais seguro no mundo é a liberdade de nosso ser. Quando entramos em contato com o ser natural, vivemos livres de resistências, sensíveis a todos os aspectos da experiência. Participamos plenamente da vida, compreendendo e realizando a nossa oportunidade única como seres humanos" - Trthang Tulku

    Quem não disse em determinados momentos que o que mais desejava era ser livre? A busca pela liberdade, a meu ver, se fortalece na medida em que nos tornamos cientes de que estamos perdendo ou já perdemos nossa espontaneidade, pois a alma é livre e os julgamentos aprisionam.

    Temos reações extremamente mecânicas, padronizadas que em muitos momentos um observador poderia antecipar nossos movimentos e falas, você concorda? É na ampliação da percepção que contribuímos com nosso próprio processo de despertar do estado de letargia para a manifestação de nosso poder pessoal. A tendência rumo à desintegração é inconsciente e compulsiva enquanto a transformação para a tendência rumo à integração requer opção consciente.

    Os mesmos preconceitos, idéias, opiniões e regras nunca reavaliadas e escrutinadas irão automaticamente e severamente restringir nossa liberdade. Somente a percepção que não julga é que pode curar, mudar e fazer alguém crescer, mas a seu próprio modo e em seu próprio ritmo. Crescimento espiritual é o cultivo da percepção e da presença.

    A liberdade interna, a única liberdade que nunca nos pode ser tomada, somente ressurgirá quando começarmos a pensar por nós mesmos. Nesse momento deixamos de viver respirando através dos balões de oxigênio dos outros para respirarmos o oxigênio cósmico. A partir desse momento, nosso coração fortalece o pulsar indicativo da força da vida e nos encantamos vivenciando a experiência do próprio "Eu".

    O segredo da existência se revela!