Facebook YouTube




Hefestos (Vulcano) 

Deus das artes, do fogo e dos metais

HefestosPor Erica Brandt, psicóloga e terapeuta

Acredito que todo ser humano chega ao mundo desejando ser amado, quando descobrimos que somos amados ou que só o somos por aquilo que fazemos ou possuímos, o poder, em alguma de suas formas, se torna o substituto, o recurso mediante o qual procuramos a aceitação e a segurança que o amor dá de graça. Assim, procuramos ser reconhecidos ou necessários, indispensáveis ou detentores do controle. Hefestos, deus consagrado à estação do inverno, nos convida a essa reflexão.

Leia mais

Outono

Memorial por Karen Wagner - Professora de artes visuais 

Clique aqui e leia na íntegra


"Nasci em Porto Alegre há 55 anos atrás. Estudei no Bom Conselho e entrei na faculdade de Artes Plásticas da UFRGS em 1976. Minha idéia inicial era trabalhar com crianças com necessidades especiais, mas a vida levou-me, aos 21 anos de idade, para o Rio de Janeiro, onde terminei a faculdade e comecei a trabalhar no mundo da moda.

Escola... Em um dos cursos da prefeitura para professores ingressantes, tive a sorte de me encontrar na mesma sala da professora Mary Konrath, que divulgou o curso de aperfeiçoamento “Mídias na Educação – ciclo avançado- edição 2”. 
... Daí para frente, tudo se acelerou e até as crianças agora já vêm equipadas com “chip”. Por isso mesmo, acho que um professor para mediar o aprendizado junto a essas novas crianças deve se atualizar sempre, já que esse mecanismo não foi habilitado automaticamente para a nossa geração. Temos que fazer isso “manualmente”.
... Na elaboração das aulas, tentei usar algumas mídias, sem muito sucesso. A falta de horários na sala de informática e o número reduzido de computadores foi o ponto de partida para um novo questionamento: eu teria de achar uma maneira criativa para resolver esse problema. Mas não me desencorajei. 
... E as coisas começaram a dar certo. Os alunos se engajaram em pequenos projetos que nos deram satisfação mútua.
... Porém, fui percebendo com tristeza, quão poucos são os professores que estão prontos para essas inovações, e como é difícil trabalhar a interdisciplinaridade sem o engajamento e a colaboração de todos.
...Tive a sensação de que eu estava querendo “abraçar o mundo com as pernas” e percebi que deveria traçar prioridades para não começar a fazer as coisas mal feitas.
...Eu passei muitas horas do dia lendo, estudando, trocando idéias. Parecia que quanto mais eu trabalhava, mais atividades iam se acumulando.
...Compreendi, finalmente, como trabalhar com os tutoriais e passei a me arriscar a ajudar quem estava com problemas. Tentando dar respostas a quem tem dúvidas, nos forçamos a organizar nosso pensamento e a construir uma idéia.
...É a construção do conhecimento que está se fazendo, no ritmo de cada um.
...Sejamos também motivadores além de inovadores.
Sejamos questionadores sem perder a suavidade.
Vamos compartilhar experiências, trocar idéias, construir juntos.
Se a escola não está adaptada aos novos tempos, cabe a nós, professores, fazermos com que ela mude. E só poderemos fazer isso, quando a mudança se operar em nós mesmos.
...Aspiro que o segundo semestre tenha tantas coisas a me ensinar quanto esse que passou e que eu consiga gerenciar esse aprendizado com mais tranqüilidade e agilidade e sem tantos percalços. Que eu encontre respostas criativas para as limitações que sinto na elaboração de minhas aulas e que eu possa vir a ser um professor que faça a diferença na minha escola e também nesse atribulado mundo da educação.
"

Outono

Agenda 

aromaPercepção Refinada através do autoconhecimento e da aromaterapia. 

Percepção Refinada - Programa de autoconhecimento aprofundando e harmonizando os sete centros de poder interior através da abordagem
integrativa transpessoal, somado à terapia do olfato, um tratamento natural que utiliza as propriedades curativas presentes nas moléculas
químicas dos Óleos Essenciais, responsáveis por produzirem o perfume das plantas aromáticas.

 Facilitadoras:
Aromaterapeuta Márcia Unfer e Psic. Transpessoal Erica Brandt 

Programa mensal, aos sábados, das 9h30 às 12h30

Início: 25 de agosto 
Local: Centro da Consciência e Nutrição,  Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS
Informações e inscrições: contato@ericabrandt.net | Fone (51)8156.4567 | Facebook 
Site www.fratino.com.br


Imersão através das Cores.

Programa facilitado pela artista plástica Dilva Lima. Serão 4 encontros mensais, aos sábados e, em cada encontro um dos temas: mandalas – o universo das cores – geometria sagrada e a divina proporção.

Início: 11 de agosto 
Horário:  das 90h30 às 12h30
No de participantes: de 06 a 09.
Local: Centro da Consciência e Nutrição,  bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS
Informações e inscrições: contato@ericabrandt.net | Fone (51) 8156.4567 | dilvalima.blogspot

Cores
Cores2
Artista: Dilva Lima


Meditação do coração

Todas as terças-feiras das 10h às 11h, no Centro da Consciência e Nutrição. Informações pelos fones (51) 3061.4359 e (51) 8156-4567.

Ivone Vergara Canto ganhou o sorteio do livro "Diálogos com o Anjo", de Gitta Mallasz, Editora Vozes.
Foi no dia 23 de junho de 2012.

O próximo sorteio será da obra "Uma Arte de Cuidar - Estilo Alexandrino" 
Jean-Yves leloup 
LIVRO
Edit. Vozes

O que nos congrega é a tarefa do cuidado.  O Terapeuta é um cuidador.  Este é um dos aspectos mais importantes na tarefa da reconstrução do projeto humano.  Atualizado à luz da ciência e filosofia contemporâneas, o estilo alexandrino representa um  modo, aberto e inclusivo, de abordar o fato da crise, do sintoma e do numinoso, escutando-o e interpretando-o a partir de múltiplos e complementares níveis de realidade.  Como veremos, o estilo alexandrino é uma escola do olhar e da escuta, um jardim acolhedor e que nos reencanta, para que a semente de plenitude, encarnada em cada ser humano, possa germinar e florescer através do exercício de um cuidado integral, que considere e alie o infra-humano e o supra-humano no coração aberto do humano.  Cuidar, cuidar-se.

Será no dia 18 de agosto, no Centro da Consciência e Nutrição. Solicite participação nesta promoção pelo e-mail contato@ericabrandt.net

Outono